Desde que seu álbum de 2006, In My Own Words, consagrado com vários discos de platina, conquistou o topo das paradas daquele ano, o jovem cantor, compositor e arrasa-corações Ne-Yo nunca mais se afastou da mídia e dos seus fãs. O artista premiado com três Grammys, cujo lançamento mais recente, Year of the Gentleman, combina o estilo encantador decrooners dos anos 60 como Sammy Davis, Jr. e Frank Sinatra com o melhor do soul e do R&B da atualidade — faz agora sua estreia como compositor de cinema. Seu single, “Never Knew I Needed”, faz parte da trilha sonora do filme da nova princesa do Walt Disney Animation Studio com animação feita à mão, A PRINCESA E O SAPO (THE PRINCESS AND THE FROG). Com a contratação do artista para o projeto, o estúdio demonstra, mais uma vez, o seu compromisso em levar adiante a melhor tradição da animação empregando os maiores talentos da atualidade.
P: O que o atraiu em A PRINCESA E O SAPO?
O que me atraiu ao projeto, de início, foi a oportunidade de ser parte de algo com o qual eu cresci — Disney. Eu cresci assistindo aos filmes Disney. Digamos que Disney e eu nos conhecemos há muito, muito tempo. Além disso, era a oportunidade de ser parte de algo clássico como os filmes Disney. E temos uma nova princesa Disney — a primeira princesa afro-americana. Então, fazia o maior sentido que eu participasse dele. Eles me deram essa oportunidade e eu me atirei de cabeça. E acho que será um ótimo casamento.
P: O que você achou de A PRINCESA E O SAPO quando ouviu falar dele pela primeira vez?
Quando eu soube que os estúdios Disney iam produzir o seu primeiro filme com uma princesa afro-americana, eu não fiquei apreensivo. Ora, a marca Disney é sinônimo de qualidade. Então, eu sabia que seria feito com muita classe. E sabia que seria feito da melhor maneira possível. Eu sabia de tudo isso quando aceitei o convite e tudo o que eu queria era me assegurar de que a minha contribuição estivesse à altura do que o estúdio estava produzindo.
P: Qual foi a sua inspiração para a canção, “Never Knew I Needed”? Como você a compôs?
Para compor a música, eu assisti a pequenos trechos e cenas do filme a fim de ter uma ideia melhor de quem eram os seus personagens, qual era a sua história e quais eram as motivações para as suas ações. E, a partir daí, eles não me deram muitas instruções além do fato de que precisava ser algo que fosse uma síntese do que é o filme — duas pessoas de classes diferentes em caminhos diferentes. Duas pessoas que sabem exatamente o que querem e batalham por isso. E enquanto se dedicam a isso, eles descobrem um ao outro e encontraram no outro algo que eles nem sabiam que precisavam — algo que nem tinham se dado conta de que existia e que, no fim das contas, é mais importante do que aquilo que eles buscavam inicialmente.
O processo de composição da canção foi ligeiramente diferente do meu jeito habitual de compor, porque ela precisava ser muito específica. Ela precisava ser uma canção Disney, mas, ao mesmo tempo, precisava ser contemporânea o suficiente para tocar nas rádios comerciais. Então, eu precisava criar melodias que fossem encantadoras como os clássicos Disney, mas, ao mesmo tempo, cujos padrões percussivos e cuja letra fosse, digamos, “fortes” o suficiente para chamar a atenção de alguém que não necessariamente seja um grande fã Disney — ou alguém que não saiba exatamente o que é o legado Disney. A canção precisa ser uma composição de ótima qualidade com uma produção de primeira para atrair tanto o fã clássico quanto novos fãs para os filmes Disney.
P: Como você se sente fazendo parte de algo que tem o potencial de se tornar um clássico da animação?
Sinceramente, é uma honra indescritível ser parte de qualquer produção Disney. Como eu já disse, eu cresci assistindo aos filmes Disney, sabe, então, não tenho nem palavras para expressar o que sinto. E para mim, pessoalmente, talvez isso não signifique nada para as outras pessoas, mas para mim, é especial ter meu nome nos créditos ao lado do de Randy Newman. Isso é algo que me faz sorrir quando estou sozinho, na privacidade da minha casa. Eu sou o maior fã do trabalho do Randy Newman. Ele é um mestre da composição. É simplesmente uma grande honra. Na verdade, é mais do que uma honra fazer parte desse projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário